Skip to content

Serviços Especiais

Corte e soquetagem
de cabo de aço

Antenada com as demandas do mercado, a InterService realiza serviços especiais de corte e soquetagem de cabos de aço, dentro das normas vigentes. Esses serviços são executados por uma equipe especializada e qualificada, de forma a atender aos clientes com maior agilidade e segurança.

No serviço de soquetagem, em plataformas e bases operacionais onshore e offshore, utilizamos a resina Wirelock, que possibilita aplicações sem risco e confere maior qualidade ao produto final.

A InterService é qualificada pela sociedade classificadora Bureau Veritas no procedimento de corte e soquetagem de cabos de aço, assegurando maior confiabilidade aos processos realizados em conformidade total com as normas e procedimentos reconhecidos.

Ensaios não destrutivos

A InterService dispõe de uma equipe com mais de 20 anos de experiência em ensaios não destrutivos (END) convencionais por LP (líquido penetrante), PM (partícula magnética), Ultrassom e Correntes Parasitas (Eddy Current) para a indústria de óleo e gás.

Profissionais qualificados (ABENDI) e treinados nas normas ABNT executam procedimentos desenvolvidos em total conformidade com as normas nacionais e internacionais na realização de execução do END, que é uma das principais ferramenta de controle da qualidade e monitoramento de materiais e componentes.

O diferencial do ensaio não destrutivo por ultrassom é a alta sensibilidade na detecção de pequenas descontinuidades internas, como trincas, devido a tratamento térmico, fissuras e outros fatores que são de difícil detecção quando nos ensaios de radiações penetrantes (radiografia ou gamagrafia).

Já o END por correntes parasitas (Eddy Current) é uma técnica mais complexa, bastante sensível para detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais, aplicável em materiais condutores de eletricidade (aços, ferro, alumínio, cobre, latão, bronze, titânio e outros).

Utilizada principalmente nos segmentos aeroespacial (aeronáutico), naval, automotivo, mecânico e construção civil, essa técnica pode ser empregada em:

• controle nas fases da produção, produto final ou detecção de descontinuidades do produto em serviço ( trincas ou alterações nas propriedades mecânicas ou físicas do material);
• controle de tratamento térmico e separação de materiais quanto a sua composição química e/ou microestrutural.
• inspeção do cordão e base da solda como também a zona afetada pelo calor;
• detecção de descontinuidades dentro de furos (bolthole probe).

Vantagens

  • Menor risco operacional.
  • Maior varredura.
  • Menos tempo de inspeção (com registro completo da mesma).
  • Dispensa retirada de camada de tinta da superfície.
  • Mais amigável ambientalmente.

A InterService coloca sua expertise em ensaios END à disposição do mercado, visando assegurar maior confiabilidade de equipamentos e operações.

Serviços de bobinamento de cabos de aço e cabo armado de ROV

A InterService dispões de bobinadeiras hidráulicas (a diesel) com capacidade de carga de 15 tons a 200 tons (e até 20 t de tracionamento) para realizar serviços de troca de cabos de embarcações e guindastes, entre outros, e de inspeções de cabos de grandes comprimentos. A passagem dos cabos entre os guinchos de embarcações ou equipamentos e as nossas bobinadeiras é realizada pela nossa equipe.

Também dispomos de guincho tensionador com capacidade de tracionamento até 40 tons, para realizar serviços de inspeções e de troca de cabos armado de ROV ou umbilical, que requerem aplicação de cargas de tracionamento de maiores grandezas.

Calibração de célula de carga até 1.100 tons (rastreabilidade)

A InterService oferece aos seus clientes o serviço de calibração de células de carga até 800 tons. Esse serviço de calibração por rastreabilidade (semelhança), baseado nas normas ISO 376 e NBR 8197, com 6 ou 10 níveis de força e três séries de leitura por nível.

Mão de Obra Irata

Com uma equipe técnica 100% IRATA, a InterService realiza serviços altamente qualificados por esse método de trabalho em altura, que utiliza cordas e equipamentos para acesso e locomoção ao local de atuação, oferecendo o apoio em suspensão apropriado e seguro na execução de tarefas.
A vantagem da utilização deste método reside na segurança e rapidez com que os trabalhadores podem se locomover e alcançar locais de difícil acesso, para realizar o trabalho com o mínimo impacto sobre as operações nas áreas vizinhas.

Outro grande benefício é que o total de horas de trabalho e nível de risco de uma determinada tarefa (homem-em-risco x horas de trabalho) é frequentemente reduzido em acesso por corda quando comparados a outros meios de acesso em altura, que oferecem maiores riscos e custos mais altos.

O uso do método de acesso por corda possibilita a InterService planejar e gerenciar uma tarefa, minimizando as possibilidades de acidentes, incidentes ou ocorrências de risco em geral, e garantindo um sistema seguro e eficaz de trabalho contínuo, sem danos aos bens físicos no local e ao meio ambiente.

Testes em Helideck e aferição de coeficiente de atrito

Com sistema próprio, desenvolvidos pela equipe de Engenharia da InterService, realizamos o teste de impacto nas telas do helideck e teste de carga nas búricas (elos de amarração), com o mais alto padrão de segurança e nas normas vigentes.

A InterService utiliza a técnica de braked wheel para a aferição do coeficiente de atrito, de forma a cobrir toda a superfície de helideck, como previsto na NORMAM 27.